terça-feira, 30 de novembro de 2010
Nova grande canção dos Iron & Wine já pode ser ouvida
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 19:29 0 comentários
Etiquetas: Iron and Wine
Wolf Parade fazem intervalo
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 18:43 0 comentários
Etiquetas: Wolf Parade
Canções do Ano - Parte 8
Todos os dias, até Janeiro, a Unidade vai publicar três daquelas que considera serem as melhores canções do ano. Hoje: Janelle Monáe, Arcade Fire e uma colaboração.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:20 0 comentários
Etiquetas: Arcade Fire, Best Coast, Janelle Monáe, Kid Kudi
Bradford Cox: O bom rebelde
Ao longo da última semana, Atlas Sound, ou seja, Bradford Cox, ofereceu quatro colecções de demos na Internet. A Sony parece não ter admirado a gentileza e retirou três das quatro ditas do site. Relembre-se que o projecto Atlas Sound não tem qualquer tipo de relação com a Sony Music, pelo que Cox copiou o e-mail da editora directamente para o seu site: “A razão da remoção das demos foi a reprodução não autorizada e distribuição de canções com direitos de autor, exclusivamente distribuídas pela Sony Music”. Ao que parece, tudo isto se deve a uma cover de Bob Dylan, “This Weel’s on fire”. De qualquer forma, o músico não parece ter perdido o humor e atirou: “Aparentemente, a Sony detém o meu próprio quarto”. E conclui: “Vou colocar novos links nos posts”. As demos podem ser "sacadas" aqui. É de borla e é legal - embora a Sony não seja da mesma opinião.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:30 0 comentários
Etiquetas: Atlas Sound, Bradforx Cox
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
[Crítica] B Fachada - Há Festa na Moradia / Linda Martini - Casa Ocupada

"Durante a gravação (...) procurou-se recuperar o som, também mais cru e violento de certos discos africanos que nos passavam pelas mãos. (...) O título evoca o Alfredo Marceneiro de "Há Festa na Mouraria". O bombo traz à memória os discos de Bonga. Ladra, morde e pode ser sacado”
A citação é retirada do site da Mbari e serve para nos ajudar a perceber Há Festa na Moradia, o ep de Verão de B Fachada. É um disco diferente do último, a homónima obra-prima, Aliás, Bernardo já nos habituou a uma regular troca de registo, de disco para disco - irrefutável prova de coragem. Cortou a barba – coisa de relevo -, mas
Artista camaleão - o David Bowie dos pobres? -, este é mais um triunfo na ainda curta mas recheada carreira de B Fachada. Nova edição em meados de Dezembro - é de homem!
Linda Martini - Casa Ocupada

Casa Ocupada sucede a Marsupial, o prometedor ep que se seguiu à maravilhosa estreia, esse colosso chamado Olhos do Mongol.
O grande argumento que os Linda Martini apresentam, para lá a inegável capacidade técnica, está na forma
Os Linda Martini são o grito de uma geração. E quem bem que gritam... A cada canção reverênciam os Sonic Youth e vagueiam pelo pós-rock e pelo rock progressivo. E sempre, sempre com distinção. Produzido pela própria banda, Casa Ocupada já era um dos melhores discos nacionais do ano antes mesmo de o ser. É-lo.
Há Festa na Moradia - 8/10
Casa Ocupada - 8/10
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 17:20 0 comentários
Etiquetas: B Fachada, Linda Martini
System of a Down regressam em 2011
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 13:10 0 comentários
Etiquetas: System of a Down
Canções do Ano - Parte 7
Todos os dias, até Janeiro, a Unidade vai publicar três daquelas que considera serem as melhores canções do ano.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:02 0 comentários
Etiquetas: Vampire Weekend
domingo, 28 de novembro de 2010
Canções do Ano - Parte 6
Todos os dias, até Janeiro, a Unidade vai publicar três daquelas que considera serem as melhores canções do ano.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 11:20 0 comentários
Etiquetas: Beach House, Broken Bells
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Canções do Ano - Parte 5
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 22:46 0 comentários
Etiquetas: Broken Bells, MGMT
[Escuta] Soundcheck 01
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 18:53 0 comentários
Etiquetas: Soundcheck
B Fachada continua a cumprir o que prometeu: Dois discos por ano
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 13:56 0 comentários
Etiquetas: B Fachada
Canções do Ano - Parte 4
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 00:51 0 comentários
Etiquetas: Adam Green, Massive Attack
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Canções do Ano - Parte 3
Todos os dias, até Janeiro, a Unidade vai publicar três daquelas que considera serem as melhores canções do ano.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:36 0 comentários
Etiquetas: Gil Scott-Heron, Gorillaz, The National
Rapidinhas:
Klaxons – Surfing the Void: Os Klaxons, fundadores de uma coisa imaginária a que muitos deram o nome de nu-rave – já eras! - acharam que a Polydor tinha razão – a primeira face deste disco, a que daqui a uns anos devemos ter acesso via edição de raridades e afins, era “demasiado experimental”. A editora, dizemos nós, achou muito bem. Os Klaxons, concluímos nós, acharam muito mal. Surfing the Void é um dos piores discos do ano. Tomorrow Morning, dos Eels, ao lado deste disco é obra-prima. Não há uma canção, não há um gancho que nos prenda a atenção. Canções açucaradas, todas iguais a si mesmas, um álbum sem fim. Foi produzido por Ross Robinson, considerado por muitos o padrinho do nu-metal, o que já explica meia dúzia de coisas.
2/10
Mavis Staples – You’re Not Alone (Na Foto): Mavis Staples é uma lenda viva. Tem 71 anos de idade e já colaborou com génios absolutos como Bob Dylan ou Prince. Em 2010 já não tem nada a provar e muitos andarão a perguntar-se: O que anda a senhora Staples a fazer com Jeff Tweedy, o gajo dos Wilco? Esclareça-se desde já: Sim, foi Tweedy que foi atrás do seu ídolo de infância, mas também foi Tweedy que preparou grande parte desta empreitada – produção, guitarra, etc. De Staples podemos apontar que a experiência que as sete (!) décadas de existência lhe garantem, permitem que a sua voz consiga, com esta avançada idade, ainda atingir um nível vocal ao alcance de poucas. Blues, soul e muito gospel num disco sem falhas.
7/10
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:19 0 comentários
Etiquetas: Klaxons, Mavis Staples
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Canções do Ano - Parte 2
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 03:45 0 comentários
Etiquetas: Eels, The Magnetic Fields, Yeasayer
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Canções do Ano
Todos os dias a Unidade vai publicar três daquelas que considera serem as canções do ano. Isto até Janeiro é um fartote.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:21 0 comentários
Etiquetas: Sleigh Bells, Spoon, Vampire Weekend
Sufjan Stevens: Santa Maluqueira II
Sufjan Stevens volta a fazer das suas - desta vez num vídeo dirigido por Deborah Johnson. Remendos, máscaras e cores, muitas cores. "Too Much" volta a ser a canção escolhida.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:34 0 comentários
Etiquetas: Sufjan Stevens
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
[Crítica] Twin Shadow - Forget
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 18:19 0 comentários
Etiquetas: Twin Shadow
domingo, 21 de novembro de 2010
Sufjan Stevens no Late Night: Santa maluqueira
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:37 0 comentários
Etiquetas: Sufjan Stevens
sábado, 20 de novembro de 2010
Ariel Pink com novo vídeo dirigido por Wayne Coyne (Flaming Lips)
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 03:43 0 comentários
Etiquetas: Ariel Pink, Flaming Lips
The Decemberists no novo "Conan"
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 03:23 0 comentários
Etiquetas: The Decemberists
Os Arcade Fire não conseguem parar: Novo vídeo para "The Suburbs"
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:42 0 comentários
Etiquetas: Arcade Fire
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Bruce Springsteen e Fallon "Young" em dueto inédito
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 21:19 0 comentários
Etiquetas: Bruce Springsteen
[Reportagem] The Pains of Being Pure at Heart - 16 de Novembro - Lux
Parecia que o mundo estava contra a estreia dos The Pains of Being Pure at Heart (TPOBPAH) em Portugal, no que a concertos em nome próprio diz respeito. Um atraso de três horas, a perda de Peggy Wang, a teclista que, felizmente, chegou a meio do concerto e um sound-check feito em cima do joelho. Há muito que não tínhamos um concerto tão cheio de atritos. Agora faz lá melhor Axl Rose!
Tudo os problemas que levaram os TPOBPAH a subir ao palco para lá da uma da manhã transformaram o espectáculo num momento único e irrepetível. Foi a coisa mais rock n’ roll que vimos em muito, muito tempo – talvez desde o dia em que os Rose Hill Drive deram aquele concerto magnifico no Santiago Alquimista?
Que não haja espaço para dúvidas, o álbum de estreia dos TPOBPAH foi uma das coisas mais belas que 2009 nos ofereceu e, embora o ep que se seguiu, Higher Than the Stars desça um pouco a fasquia, a banda de “Everything With You” continua a ser um dos projectos que mais importa experimentar ao vivo, em 2010 – mesmo que em Paredes de Coura tenha sido uma desilusão.
Pois bem, sem teclista, Kip Berman, depois do apressado teste de som, atira algo como “Tivemos problemas, perdemos uma teclista, mas não queremos saber, estamos aqui para tocar rock n’ roll!”. E há mais rock n’ roll que isto? Disparam canções como “103”, "This Love is Fucking Right!" e “Everything With You” e “Twins”, mas é com “Come Saturday” que nos fazem acreditar que há personalidade para lá das influências mais que óbvias dos My Bloody Valentine e menos óbvias dos Jesus & Mary Chain e Smiths.
A meio de “Everything With You” vemos uma silhueta entrar em palco. Sim, é Peggy Wang, a desaparecida teclista de quem Berman confessou já estar a sentir saudades. Sem ela, os TPOBPAH são mais sujos e menos oníricos – embora a voz de Berman seja bem açucarada. Ouvimos as quase perfeitas “Young Adult Fiction” e “A Teenager in Love”, mas é no encore que somos definitivamente conquistados – a fantástica interpretação de “Contender”, com Berman sozinho, apenas com a guitarra em palco, e com a maravilhosa “Stay Alive”, momento alto da noite (madrugada?). A voz dos TPOBPAH despede-se dizendo que a banda tocou “against all odds”. Concordamos. Foi único.
Nota: A foto não pertence ao concerto em questão.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 16:36 0 comentários
Etiquetas: Reportagem, The Pains of Being pure at Heart
Arcade Fire: Desta vez no Jools Holland
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:06 0 comentários
Etiquetas: Arcade Fire
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Novos vídeos de Male Bonding, Lykke Li e Spoon
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 10:31 0 comentários
Etiquetas: Lykke Li, Male Bonding, Spoon
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Arcade Fire voltaram ao Saturday Night Live
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 19:39 0 comentários
Etiquetas: Arcade Fire
[Reportagem] - Interpol - 12 de Novembro - Campo Pequeno
Reportagem publicada originalmente na Rua de Baixo.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 18:50 0 comentários
Etiquetas: Interpol, Reportagem, Surfer Blood
domingo, 14 de novembro de 2010
Rapidinhas:
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 20:59 0 comentários
Etiquetas: Deftones, rapidinhas, Wolf Parade
Tarantino e Xadrês no novo vídeo (não oficial) dos Sleigh Bells
Sleigh Bells "Riot Rhythm" from Bo Mirosseni on Vimeo.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 20:12 0 comentários
Etiquetas: Sleigh Bells
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
[Reportagem] These New Puritains - 11 de Novembro - Musicbox
Sala cheia mais uma vez neste Musicbox onde não cabem mais que duas centenas e meia de pessoas. Quando entramos no recinto ainda ouvimos uma das bandas finalistas do Levis Unfamous. Está um bando de miúdos que não se parece safar mal em palco, mas que tem um vocalista inenarrável, o que,
Os These New Puritains entram em palco pela primeira vez. Logo aos primeiros segundos experimentamos logo algumas das premissas de Hidden, o segundo álbum da banda britânica – percurssão violenta, vozes sussurradas e explosões momentâneas que são logo refreadas. Hidden é completamente diferente da estreia Beat Pyramid, é um suicidio commercial e é tão bom quanto isso. Ao fim de cerca de dois/três minutos, o quadro da electricidade dispara e obriga a banda a uma segunda entrada, desta vez bem sucedida.
À medida que o concerto discorre, o público parece perder o interesse e Jack Barnett, o vocalista e guitarrista do quarteto, parece estar a fazer-nos um favor. A actuação soa forçada, pouco entusiasmada e apenas profissional. O público só se entusiasma verdadeiramente com “Elvis”, o single de maior êxito extraído do primeiro disco. É uma pena. Se a coisa tivesse sido bem feita, os These New Puritains até poderiam ter saído de Lisboa sob braços. Assim serão facilmente esquecidos.
Nota: A foto não pertence ao concerto em questão.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 10:35 0 comentários
Etiquetas: Reportagem, These New Puritains
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Jack White novamente com Conan O'Brian (desta vez com qualidade)
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 02:12 0 comentários
Etiquetas: Conan O'Brian, Jack White
terça-feira, 9 de novembro de 2010
[Reportagem] Black Rebel Motorcycle Club - 8 de Novembro - Aula Magna
Primeiro que tudo a sala. A Aula Magna não é para estas incursões rock, em que o suor é mais importante que a compostura. Falta em Lisboa uma sala capaz de receber bandas como os Broken Social Scene e os Black Rebel Motorcycle Club sem que fique a sensação de apelo não correspondido, sem que fique aquela embaraçosa sensação de sala vazia.
Na primeira parte, os Mudering Tripping Blues (MTB) apresentaram-se como um power-trio cheio de blues-rock para oferecer a uma plateia que, supõe-se, é “tu cá tu lá” com a cena de Coimbra da década de 90. Os MTB não se afasta muito dessa sonoridade e os resultados também são quase sempre os mesmos: muito suor e muita borracha queimada.
Também como power-trio se mostraram os Black Rebel Motorcycle Club (BRMC), banda essencial do início da década que foi perdendo fulgor ao longo dos anos. Em 2000, os BRMC perguntavam: “O que raio aconteceu ao Rock N’ Roll?”. Nós questionamos agora: “O que raio aconteceu aos BRMC?”. A resposta não é certa. Explodiram com os Strokes e os White Stripes – a vaga que voltou a salvar o rock -, mas acabaram sempre atrás destes doi nomes. Perderam a corrida, mas continuam a competir. E isso é de louvar. Até porque nenhum dos discos dos BRMC é menos que razoável.
Na Aula Magna sentimos que é ao vivo que a banda se sente bem. Blues, rock e folk, a carreira dos BRMC, enfim. O rock cheio de faíscas de “Spread You Love” e “Whatever Happened to Rock N’ Roll”, o mais dançável de “Berlin” e o panfletário de “Weapon of Choise”. Quando vão à folk soam mais Bob Dylan que o próprio. São sempre bons.
Depois há histórias bonitas que merecem ser contadas. Consta que os pais da baterista Leah Shapiro se conheceram há 40 anos em Lisboa e se apaixonaram. A outra história, a do rock, um rock a preto e branco que nos trás os Jesus & Mary Chain à mente, foi contada em duas horas de um concerto incendiário que contou com dois encores. Assim vale a pena. Ah! E o rock não morreu. Que o digam os Black Mountain, os Black Keys ou os Rose Hill Drive.
Nota: Esta foto não corresponde ao concerto em questão
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 17:01 0 comentários
Etiquetas: Black Rebel Motorcycle Club, Reportagem
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Os Pulp de Jarvis Cocker regressam aos concertos

Publicado por Pedro Arnaut à(s) 17:11 0 comentários
Etiquetas: Pulp
BRMC dão aula de rock hoje na Aula Magna

Publicado por Pedro Arnaut à(s) 14:13 0 comentários
Etiquetas: Black Rebel Motorcycle Club
domingo, 7 de novembro de 2010
[Crítica] Deerhunter - Halcyon Digest
Acreditem no ‘hype’, Halcyon Digest é um dos discos que nos fará recordar 2010 com um sorriso nos lábios. Logo à segunda canção, “Don’t Cry” – sim, tem nome de clássico -, Bradford Cox, o mentor do projecto, canta: «C’mon little boy / you don’t need to cry / You don’t need to cry your eyes out». Rapaz, não vale a pena chorar, porque afinal de contas, os Deerhunter existem e isso é tudo o que importa neste momento.
O sucessor do muito elogiado Mircocastel/Weird Era Cont lembra-nos, em “Desire Lines”, as harmonias criadas pelas 'girls groups' da década de 50 e nas canções mais curtas trazem-nos à memória os Guided By Voices, na medida em que cada canção soa a manta de retalhos, transformada em grande canção pelas grandiosas mãos de Cox.
Na 4AD nada de novo: Já são pelo menos três os discos do ano que dali provêm – Ariel Pink, The National e Twin Shadow. Sem vergonha, Halcyon Digest junta-se ao trio de obra-primas e consagra Bradford Cox
9/10
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 18:40 0 comentários
Etiquetas: Deerhunter
sábado, 6 de novembro de 2010
Lisboa é capital europeia do rock por uma semana
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 16:55 0 comentários
Etiquetas: Black Rebel Motorcycle Club, Broken Social Scene, Chk Chk Chk, Strange Boys, These New Puritains, Vampire Weekend
O novo vídeo de Bruce Springsteen é de mil novecentos e setentas e tal
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 01:29 0 comentários
Etiquetas: Bruce Springsteen
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Vamos a exagerar: O primeiro vídeo dos Weekend é quase uma curta
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 22:49 0 comentários
Etiquetas: Weekend
The Pains of Being Pure at Heart afinal não perderam o toque
Depois da maravilhosa estreia homónima de 2009, os The Pains of Being Pure at Heart mais não têm feito do que marcar passo. Ainda no mesmo ano, lançaram um ep Higher Than Stars, uma caricatura do disco que os apresentou ao mundo. Nos últimos meses, temos sido presenteados com novas canções pouco ou nada entusiasmantes. E, finalmente, quando estamos em contagem decrescente para Belong, o segundo disco, lá ouvimos uma boa nova canção. E já contamos os dias para a estreia em nome próprio, no Lux.
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 10:36 0 comentários
Etiquetas: The Pains of Being pure at Heart
terça-feira, 2 de novembro de 2010
The Decemberists regressam e a coisa promete: para já há nova canção
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 22:47 0 comentários
Etiquetas: The Decemberists
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Cinco canções para este Halloween de 2010
Publicado por Pedro Arnaut à(s) 03:39 0 comentários
Etiquetas: Gwar, Helloween, Misfits, Ryan Adams, The Dream Syndicate