sábado, 14 de novembro de 2009

[Música] xx - xx

Os xx são o hype do ano. Os xx fazem música minimalista. Não há mal nenhum em fazer música minimalisia . Mesmo se não quisermos ir ao minimalismo em estado puro – Young Marble Giants e afins –, basta pensar num duo como os White Stripes que conseguiram com uma guitarra, bateria e teclados criar alguns dos melhores discos da década.

Os xx ão britânicos, têm todos 20 anos de idade - daí a designação "xx", que não, não tem nada a ver com pornografia - e passeiam no limiar que separa o r&b do indie-pop. Pop! É isso mesmo: POP! Os xx são pop e podiam ter chamado Timbaland para produção. A ovação da crítica (unânime, diga-se) não seria a mesma, mas o resultado não estaria muito longe disto.

As vozes são mansas e querem soar bem, demasiado bem. É tudo muito certinho e direitinho. Uma produção corta e cola que nos leva a outro problema: a previsibilidade. Não há sentimento nem paixão na estreia destes jovens. É tudo a despachar, tudo muito preguiçoso. Tudo não. Quase tudo. "Infinity" e "Fantasy" são interessantes e esta última, esta sim, tem o tal sentimento/paixão.

O problema é que para cada passo na direcção certa, os xx têm dois ou três na direcção errada. Logo à segunda faixa ficamos desconfiados. Não é que os rapazes (e rapariga) se lembraram de colocar logo no início da canção a mesma melodia de "Geraldine" dos Glasvegas?

4/10

0 comentários: