sábado, 12 de fevereiro de 2011

[Reportagem] Band of Horses - 7 de Fevereiro - Aula Magna


Foram cinco anos de suores frios, cinco anos ansiedade e de espera transformados em expectativas que estavam lá no alto desde que o anúncio do primeiro concerto dos Band of Horses em Portugal foi feito, no último trimestre de 2010. É por isso - não só, mas também - que o concerto - que ainda para mais aconteceu no sitio certo, a Aula Magna -, desiludiu. Não chegou a explodir - ameaçou quando "Funeral" levantou a sala, mas não cumpriu a ameaça. Para isso o contribuiu um alinhamento - arrancou com canções menos mediáticas, adormecendo desta forma uma plateia cheia de vontade de se juntar à banda em hinos épicos como "Ode to LRC" ou "Is there a ghost", um público ávido por cantar em uníssono "No One's Gonna Love You". Foram cinco anos de espera porra! Era suposto ser especial e não foi.

Lá para o meio oferecem o primeiro single do último Infinite Arms, óptimo disco, óptima canção, cheia de belas harmonias e que nos chega a fazer lembrar os Black Keys do último Brothers. Lá atrás no projector eramos presenteados com paisagens naturais, rurais e pastorais como esta folk com ares de blues e quer busca inspiração nas raízes. Projectam uma imagem do Terreiro do Paço, uma surpresa a que o público responde de forma positiva. Uma surpresa tal como na entrada em palco, ao som de "Evening Kitchen", etéria, pura, apenas com Ben Bridwell e Bill Reynolds em palco.

É claro que "Funeral", "Ode to LCR", "Is there a ghost" e "No One's gonna love you" foram momentos de grande celebração. Mas não apagaram o que de banal e sem chama já tinha ficado para trás. Para os que só agora descobriram ou estão a descobrir terá sido um momento bem passado, para quem ficou cinco anos à espera disto, da estreia dos Band of Horses em Portugal, foi uma profunda desilusão. O problema é difícil de apontar. Banda esforçada e competente, público rendido e conhecedor, uma sala perfeita e lotada... tinha tudo para dar certo. Não deu.

Nota: Esta fotografia não corresponde ao concerto em questão.

0 comentários: