terça-feira, 30 de junho de 2009

[Música] Foto-Reportagem d'Os Quais ao vivo na Fnac-Chiado



O concerto d'Os Quais no Fórum Fnac do Chiado inserido na Festa da Música da Fnac foi uma rara oportunidade para ver Tomás Cunha Ferreira e Jacinto Lucas Pires juntos, no que toca a espectáculos ao vivo.
De guitarra acústica em riste, os dois músicos apresentam-se em palco para a primeira de várias canções novas apresentadas, "Duas Imagens". Tomás trata dos pormenores a que Jacinto não pode acorrer, por estar ocupado a dar voz a esta música tão portuguesa. Segue-se "Recado", mais um inédito, com assobio a condizer.
Nesta altura, o público já está rendido às qualidades evidentes do duo. "Questionário Singular" é dedicada a Samuel Úria – músico da FlorCaveira –, que, segundo Jacinto, é a única pessoa que não gosta de Barack Obama. Há sons espaciais que enfeitam a canção.
As letras são bizarras e carregam uma portugalidade intrínseca que combina na perfeição com a cultura pop dessas mesmas letras. Já conhecemos a canção que se segue, "Bife no Chiado" – há quem assobie a melodia da canção. Com "O Copo", Pedro Lucas, membro d'Os Velhos, vem ao palco tocar bateria acústica, numa canção em que também participa em disco.
Muito bem recebidos por um repleto Fórum Fnac, Os Quais deram um belo concerto, em que combinaram na perfeição os temas mais antigos com os novos. Nem alguns problemas com o Omnicord estragaram o espectáculo. A diversão em palco foi visível e quem achou que "Caído no Ringue" fecharia o concerto, enganou-se. A banda nem chegou a sair do palco. O encore trouxe um último tema, "Bandeira", e uma certeza, Os Quais vão longe.

Imagem: Fernando Teixeira
Texto: Pedro Arnaut

0 comentários: