quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

[Crítica] Cage The Elephant - Thank You, Happy Birthday!

Estamos a meio de Janeiro e a causa indie não se pode queixar - um bom segundo disco destes Cage The Elephant e uns tais Vaccines a fazer declarações ambiciosas na capa da mais antiga publicação britânica e maior fábrica de hypes falhados que este mundo já viu. No caso dos Cage the Elephant, o segundo disco nunca foi difícil, porque as expectativas nunca estiveram demasiado elevadas. Os Vaccines a ver vamos - ainda não ouvimos a muito antecipada (por quem?) estreia.

Thank You, Happy Birthday soa a paródia da banda sobre si mesma. Os Cage The Elephant, eles que com a homónima estreia escalaram topes, agora cospem discaradamente em cima dos "Indy Kidz", canção que poderia ter resultado de um desvario de Kurt Cobain. Os Cage the Elephant são indie(s) com atitude punk e por isso acham-se donos de uma razão suficiente para lançar farpas em várias as direcções. E assim não conseguimos compreender "Rught Before Your Eyes", faixa que cai nos cânones indie (seja lá o que isso fôr) e é certo que quando mais disciplinados, os Cage the Elephant não conseguem entusiasmar. É quando citam os Pixies (os urros à Black Francis estão lá) e os Nirvana (o mesmo que escrevemos para os Pixies) que soam melhor. Em "Flow" caem na tentação de brincar às bandas ocidentais com influências africanas e em "Around My Head" lembram os Wezzer do início de carreira.

Ainda que a banda faça tudo para se afastar desses vendidos cheios de pose que povoam a indústria (a paródia de "Sell Yourself" é evidente), os topes não lhes devem escapar novamente. Por agora, achamos piada aos Cage the Elephant. O futuro logo se vê.

7/10

0 comentários: