segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

[Crítica] Nick Cave and Warren Ellis - White Lunar

Fará tudo isto realmente sentido? Fará sentido reunir à volta de três dezenas de canções compostas com um único propósito - dar música a um conjunto de imagens - e cose-las como se fosse tudo farinha do mesmo saco? Sim, faz. Faz, porque acima de tudo, se partirmos para escuta deste White Lunar sem qualquer tipo de informação prévia, estes registos sonoros resultam na mesma. Porque afinal de contas existe um fio condutor naquilo que Nick Cave e Warren Ellis fizeram em bandas sonoras para filmes como Proposition (de John Hillcoat), The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford (de Andew Dominik e o ainda não editado The Road (de Cormac McCarthy) e documentários como Girls Of Phnom Penh (Matthew Watson) e The English Surgeon (Geoffrey Smith).

White Lunar é o resultado de 15 anos de colaboração. É verdade que só há coisa quatro anos começaram a aparecer as bandas sonoras, mas, como sabemos, Nick Cave e Warren Ellis colaboram nos Bad Seeds e no projecto paralelo Grinderman. Entre os muitos instrumentais há uma ou outra faixa cantada por Cave, mas a voz tem aqui um papel secundário. A maior parte das canções são constituídas unicamente por piano e violino, o que lhes confere um tom minimalista. Há sons que temos como alienígenas, um ambiente de cortar à faca, hipnótico e onírico. Obrigatório para quem segue o senhor do bigode (Nick Cave), mas também para quem segue o das barbas (não o Nicolau, mas Warren Ellis)

8/10

3 comentários:

Sara Almeida disse...

Oiça lá oh senhor Pedro e quem é que lhe deu a ouvir isto?! :P ehehehe

Sara Almeida disse...

Oiça lá oh senhor Pedro e quem é que lhe deu a ouvir isto?! :P ehehehe

Pedro Arnaut disse...

Vi no Metacritic que o disco tinha saído. :P