terça-feira, 29 de março de 2011

[Reportagem] Glockenwise + Pega Monstro - 25 de Março - Musicbox


Não estava no programa, mas vimos subir ao palco duas meninas que juntas formam um duo chamado Pega Monstro - os anos 90, outra vez - e que à imagem das Bellenden Ker que vimos no Offbeatz há alguma semanas, vão beber directamente ao movimento riot-grrrl dos finais dos anos 80 e início dos anos 90. Muito pouca coisa faz sentido nestas Pega Monstro. Nada contra o facto de não saberem mais do que três acordes - alguma da mais entusiasmante música do final da década de 70 (e não só) fundou bases nessa premissa. O que não faz sentido é que as Pega Monstro peguem nos ideais punk para criar uma outra coisa, uma coisa forçada, incoerente e, a certa altura, insuportável. Desabafos como "Estou bueda nervosa, estou a tremer" retiram qualquer tipo de credibilidade a um projecto puramente lúdico e nomes de canções como "Macaco" em que uma frase se repete várias vezes até ao fim, soam forçadas. Por fim, qual é o propósito de um grito digno de um filme de terror que sai da boca da vocalista já no final da actuação? O bom não pode ser mau, mas o mau pode ser bom. Não é o caso.

Com os Glockenwise a conversa é bem diferente. Vêm de Barcelos - cidade que já não é só o galo - e trazem um rock garageiro, com canções sobre miúdas e outras coisas. Na bagagem têm um muito recomendável ep que apresentaram na integra, no Musicbox. Muito suor, muita energia, muito e bom rock n' roll. À medida que a actuação avança, mais certezas temos de que estamos a assistir a um concerto histórico - não interessa se estão 40 pessoas no Musicbox, até porque como disse Tony Wilson em 24 Hour Party People, quanto menos público, mais história se faz, ainda para mais quando nesse público estão Nick Nicotine e Luís Gravito (Cão de Morte).

Houve mosh, crowd-surf e guitarras desafinadas: "perdi o transformador", diz o vocalista Nuno - não levamos a mal, faz parte e tempera o ambiente - aprendam Pega Monstro. Quase no fim, flusa, o baixista, que enverga uma t-shirt do Milhões de Festa, acaba a esfregar as mãos nas calçãs tão suado que estava. Acabaram à Beatles de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, a gritar "goodbye". A pequena plateia pedia mais. A resposta: "Não temos mais canções... só se repetirmos uma. Vamos repetir uma". Assim foi. Uma festa.

A foto não pertence ao concerto em questão

0 comentários: