domingo, 7 de novembro de 2010

[Crítica] Deerhunter - Halcyon Digest

Acreditem no ‘hype’, Halcyon Digest é um dos discos que nos fará recordar 2010 com um sorriso nos lábios. Logo à segunda canção, “Don’t Cry” – sim, tem nome de clássico -, Bradford Cox, o mentor do projecto, canta: «C’mon little boy / you don’t need to cry / You don’t need to cry your eyes out». Rapaz, não vale a pena chorar, porque afinal de contas, os Deerhunter existem e isso é tudo o que importa neste momento.

O sucessor do muito elogiado Mircocastel/Weird Era Cont lembra-nos, em “Desire Lines”, as harmonias criadas pelas 'girls groups' da década de 50 e nas canções mais curtas trazem-nos à memória os Guided By Voices, na medida em que cada canção soa a manta de retalhos, transformada em grande canção pelas grandiosas mãos de Cox.

Na 4AD nada de novo: Já são pelo menos três os discos do ano que dali provêm – Ariel Pink, The National e Twin Shadow. Sem vergonha, Halcyon Digest junta-se ao trio de obra-primas e consagra Bradford Cox como um dos maiores do nosso tempo. Atente-se ainda a “He Would Have Laughted”, dedicada a Jay Raytard, o grande. Obrigatório

9/10

0 comentários: