segunda-feira, 20 de setembro de 2010

[Crítica] Sleigh Bells - Treats / Best Coast - Crazy For You

Já ouvimos os Sleigh Bells há algum tempo. Na altura ouvimos alguns dos temas disponíveis no myspace que nos deixaram a salivar. Estes dois são bem capazes de nos fazer acreditar no rock, outra vez. Ele, Derek Miller, ex-Poison the Well, banda hardcore. Ela, Alexis Krauss, ex-vocalista de uma girls band. Tem tudo para ser mau, mas é óptimo.

O duo vem de Brooklyn - de onde mais? -, que nada tem a ver com os outros duos de Brooklyn com algum mediatismo (She & Him, Beach House), consegue, em menos de meia hora, um dos melhores documentos musicais deste 2010. Um grito adolescente, viciante, violento, entusiasmante, brutal. Guitarra com riffs pesadões e efeitos vários, muita distorção, sintetizadores e beats que muito devem ao hip hop. Um sample dos Funkadelic em "Rill, Rill", o fantasma dos Kills do último e óptimo Midnight Boom na também óptima "Infinity Guitars", M.I.A. - madrinha e confessa admiradora do duo - na voz de Krauss, que, não, não canta grande coisa. Há também algo de Yeah Yeah Yeahs e dos extintos Be Your Own Pet – canções curtas, atitude punk.

Derek Miller e Alexis Krauss touxeram influências dos seus dos mundos anteriores. Juntaram-lhes alguma synth-pop e algumas influências hip hop. São um dos acontecimentos do ano - quiçá da década.

Cada uma das 13 canções que compõe Crazy For You é curta como o nosso Verão. O Verão dos Best Coast de Beth Cosentino quase dura uma vida, mas o nosso não dura mais que 30 dias. É por isso que gostamos dos Best Coast – trazem-nos as memórias de um Verão adolescente que já se foi para não mais voltar.

Mas nem tudo é perfeito nas letras de Cosentino. Aliás, a voz dos Best Coast está longe de estar satisfeita – há muita dor de corno e muita recordação de amores falhados. Exemplo: “I Lost my Job / I miss my mom / I wish my cat could talk / Everytime you live this house, everything falls apart”. Há muita conversa de adolescente, mas desenganem-se aquele que pensam que poderia estar aqui uma bela letrista de girls-band.

E ainda temos o outro lado da equação, Bobb Bruno, colaborador de Beth que vai buscar os “uh’s” e “ah’s” às girl-groups de Phil Spector, assim como as guitarras shoegaze de uns Jesus & Mary Chain. Tudo isto confere à música dos Best Coast um som retro.

Não é a maravilha que se tem escrito, mas é, a par de King of the Beach dos Wavves, o melhor álbum de Verão de 2010.

Treats - 9/10
Crazy For You - 7/10





0 comentários: